Áreas de Atuação
O implante hormonal é um método contraceptivo de longa duração, eficaz e altamente seguro. Trata-se de um pequeno bastonete, que mede cerca de 4cm, semelhante ao tamanho de um palito de fósforo. O dispositivo é inserido sob a pele, e libera pequenas quantidades de um hormônio. A duração dos implantes hormonais no organismo, podem ser de 6 meses até 3 anos, dependendo do tipo de hormônio e dosagem mas, caso a mulher queira engravidar antes, basta retirar o implante.
O implante hormonal é uma realidade que auxilia a mulher a ter um maior controle sobre o seu corpo, já que além de evitar a gravidez também ajuda durante o período menstrual, diminuindo a intensidade de cólicas ou, em alguns casos, o fluxo sanguíneo.
A liberação do óvulo do ovário e a entrada de espermatozoides é impedida pelo implante hormonal , o que diminui em mais de 99% as chances de a gravidez ocorrer após a colocação desse dispositivo, com eficácia semelhante a laqueadura.
Alguns benefícios do implante hormonal:
-
Anticoncepcional - Altamente eficaz na prevenção da gravidez;
-
Contraceptivo de longa duração. Perfeito para quem esquece de tomar pílulas;
-
Aumento da libido;
-
Impede a menstruação;
-
Combate a endometriose;
-
Reduz efeitos da TPM e cólicas menstruais;
-
Acelera o metabolismo;
-
É uma alternativa para mulheres que não toleram anticoncepcionais a base de estrogênios;
-
Pode ser utilizado durante a amamentação.
Conheça os hormônios utilizados nos implantes hormonais
Implante Hormonal de Gestrinona
A Gestrinona é um bloqueador hormonal, a base de esteróide, anti-estrogênio e antiprogesterona empregado no tratamento da endometriose e da miomatose. Apresenta características anovulatórias, efeito anabolizante e hemostático. Possui ainda indicação para tratamento da Tensão Pré-Menstrual (TPM), hipertrofia uterina, baixa de libido, perda de massa muscular e massa óssea, revertendo, quando associado a um estrogênio, a osteopenia após alguns meses de tratamento.
É capaz de agir de diversas maneiras no organismo da mulher, e que pode ser indicado para vários tratamentos:
- Método contraceptivo;
- Indicada para tratamento de doenças como endometriose, mioma uterino;
- Interrupção da menstruação, eliminando a TPM e as cólicas menstruais;
- Melhora da disposição da mulher;
- Aumento da libido;
- Ajudam a mulher durante o climatério a sentirem menos desconforto.
- Tratamento da menopausa.
Esta substância ficou conhecida como “chip da beleza” por oferecer resultados estéticos relacionados aumento de massa muscular e diminuição da gordura corporal, melhora da flacidez, que ajudam a manter o corpo em forma. Todavia, este termo não é adequado pois o uso da GESTRINONA tem finalidade de tratamento médico e os resultados estéticos são secundários ao objetivo principal: tratar uma doença. Como toda medicação apresenta efeitos colaterais e deve ser ponderado o custo-benefício para sua administração.
Implante Hormonal de Estradiol*
Este é o hormônio feminino que pode ser associado a outros como gestrinona, testostosterona, nestorone com finalidade de equilibrar os efeitos hormonais no corpo da mulher. Esta associação visa minimizar efeitos colaterais, ajustar a deficiência deste hormônio, especialmente em mulheres acima de 40 anos. Não é usado isoladamente, pois a associação com outro hormônio equilibra a ação do estradiol, especialmente no endométrio, camada interna do útero, evitando assim sangramentos indesejados e estímulo hormonal excessivo na cavidade uterina.
Implante Hormonal de Testosterona
Este hormônio é reconhecido erroneamente como exclusivamente masculino. Contudo, as mulheres também produzem testosterona em doses menores que os homens. Este hormônio está especialmente elevado no período fértil da mulher. Em outras fases e com uso de contraceptivo hormonal, há um bloqueio da produção de testosterona e esta redução está frequentemente associada com a queda de libido feminina. Com o passar dos anos há uma queda progressiva da produção hormonal global. Os implantes possibilitam personalizar a dose necessária para cada paciente de acordo com os sintomas apresentados.
O implante de testosterona não tem a finalidade de anabolizante ou masculinizante. O objetivo é ajustar a dose deste hormônio para níveis fisiológicos para oferecer qualidade de vida para mulher. A deficiência de testosterona está relacionada com queda da libido, desânimo e humor depressivo. Todavia, é muito importante investigar doenças que levam a sintomas similares a falta de testosterona.
Implante Hormonal de Nestorone
Este hormônio pode ser usado por mulheres que amamentam e, ao contrário dos demais implantes que tem duração de 1 ano, este dura 6 meses.
Está indicado como contraceptivo e para tratamento de doenças como ENDOMETRIOSE e SINDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS.
Frequentemente é associado a testosterona e estradiol para promover um menor equilíbrio hormonal e evitar sangramento irregular.
O Nomegestrol, dentre os hormônios disponíveis este tem seu uso mais restrito e está indicado em associação com outros hormônios para equilibrar a ação no endométrio (camada interna do útero). Ao contrário de outros hormônios, se usado isoladamente, a maioria absoluta das mulheres apresenta ciclos menstruais mensais. Portanto, não está indicado com a finalidade de bloqueio menstrual.
Perguntas frequentes
1. É possível engravidar?
O implante anticoncepcional é tão eficaz como a pílula e, por isso, a gravidez indesejada é muito rara. No entanto, caso o implante seja colocado após os primeiros 5 dias do ciclo, e caso a mulher não use preservativo por pelo menos 7 dias após a colocação do implante, há um risco superior de engravidar, já que não existem quantidades suficientes de hormônios que atuem na prevenção da gravidez.
2. Como se coloca o implante?
O implante deve ser sempre colocado por um ginecologista após anestesia no local da aplicação do implante, que deve ser colocado no braço com a ajuda de um aparelho semelhante a uma injeção. O implante pode ser retirado em qualquer momento através de um pequeno corte na pele, depois de colocar uma ligeira anestesia na pele.
3. Qual a duração dos implantes hormonais no organismo?
A duração dos implantes hormonais no organismo, podem ser de 6 meses até 3 anos, dependendo do tipo de hormônio e dosagem.
4. Quando se deve trocar?
Devendo ser trocado antes do último dia de validade, já que após esse momento a mulher deixa de estar protegida contra uma possível gravidez.
Para saber qual método é o mais indicado pra você, agende uma consulta.
Dra. Fabiana Antonello Bersch – Ginecologista Obstetra – CRM/MT 3751
Especializada em Reprodução Assistida e Estética Genital Feminina (Cosmetoginecologia)
Rua Santo André, 515 – Primavera do Leste – Mato Grosso – MT