Áreas de Atuação
A cirurgia ginecológica consiste no procedimento de todas as patologias (doenças) relacionadas aos órgãos genitais (reprodutores) femininos.
O sistema genital / reprodutor feminino é constituído por dois ovários, duas tubas uterinas (trompas de Falópio), um útero (corpo uterino e colo do útero) uma vagina, uma vulva. O útero, os ovários e as trompas se encontram dentro da cavidade abdominal na região pélvica. Todos os procedimentos realizados nos órgãos femininos são considerados cirurgias ginecológicas.
A indicação do procedimento e a técnica utilizada será definida conforme o caso da paciente.
Mas a boa noticia é que nos dias atuais basicamente todas as cirurgias ginecológicas podem ser realizadas por Cirurgia Minimamente Invasiva.
Conheça algumas cirurgias ginecológicas:
- Histerectomia Total - Cirurgia que retira totalmente o corpo e colo do útero. É utilizada no tratamento de miomas grandes e múltiplos, sangramentos sem causa aparente e alguns tipos de câncer.
- Miomectomia - Cirurgia que retira os miomas uterinos no intuito de preservar o órgão e manter sua capacidade reprodutora.
- Ooforoplastia - Retirada parcial do ovário quando apresenta doenças benignas e devemos preservar o ovário e a fertilidade. (Exemplo: teratomas, endometriomas)
- Salpingectomia - Retirada das trompas.
- Anexectomia - Esse procedimento inclui a ooforectomia e a salpingectomia, ou seja, a retirada dos ovários e trompas.asos e nervos da pelve. Procedimento realizado no tratamento e no estadiamento de tumores genitais malignos, câncer ginecológico.
Dra. Fabiana Antonello Bersch – Ginecologista Obstetra – CRM/MT 3751
Especializada em Reprodução Assistida e Estética Genital Feminina (Cosmetoginecologia)
Rua Santo André, 515 – Primavera do Leste – Mato Grosso – MT